A Panasonic confirmou na CEATEC, feira de tecnologia que aconteceu semana passada no Japão, o lançamento do primeiro player Blu-ray para discos 4K. Chega em novembro ao mercado japonês, mas convém não se animar muito: a empresa anunciou que produzirá poucas unidades e que o preço final estará na casa de US$ 3.300!
Os visitantes da feira puderam ver de perto o aparelho (mod. DMR-UBZ1), embora ainda sem demonstração. É diferente daquele que havia sido mostrado na CES, em janeiro. A Samsung também chegou a exibir um protótipo na IFA, com previsão de lançamento em 2016. Já a Panasonic garante que colocará pelo menos 500 unidades nas lojas japonesas a partir do próximo dia 15, mesmo sabendo que quase não existem discos Blu-ray 4K. Além de tocar discos convencionais, o player possui memória interna de 3Terabytes, que permite gravar sinal de TV em 4K (no Japão, já existem canais transmitindo conteúdos desse tipo).
Não por acaso, a Panasonic exibiu em seu estande três modelos de filmadora 4K e uma nova linha de cabos HDMI, compatíveis com taxa de transferência (bit-rate) de 18Gbps.