Novo processamento DTS:X deve chegar em março

A DTS (Digital Theater Systems), empresa californiana que produz softwares de processamento para áudio, anunciou que em março próximo devem ser lançados os primeiros aparelhos compatíveis com seu novo codec DTS:X. Trata-se de mais um padrão de processamento surround, que chega para disputar a preferência do consumidor com o Dolby Atmos (já lançado no Brasil) e o Auro-3D (por enquanto restrito ao mercado americano).

Segundo a DTS, famosa pelo padrão Master Audio, vastamente utilizado em discos Blu-ray, vários fabricantes já concordaram em adotar o DTS:X, entre eles Denon, Integra, Marantz, McIntosh, Onkyo e Yamaha. Durante a CES  realizada em Las Vegas no início do mês, a DTS demonstrou gravações no novo padrão, que é baseado no conceito de áudio tridimensional. “Uma das vantagens é a flexibilidade de poder utilizar qualquer quantidade de alto-falantes e posicioná-los de várias formas”, explicou o Jon Kirchner, presidente da DTS, durante o evento.

Segundo ele, que não quis comparar o DTS:X com os demais padrões recém-lançados, essas gravações ampliam significativamente a sensação de envolvimento, quando comparadas com sistemas 5.1 ou 7.1 convencionais. “Há até a possibilidade de regular o volume dos diálogos num filme sem alterar a trilha musical nem a configuração de cada canal de áudio”, disse o executivo.

Além dos fabricantes de receivers e processadores de áudio, a DTS diz estar trabalhando em conjunto com produtores de chips, como Cirrus Logic, Analog Devices e Texas Instruments, que ao longo deste ano deverão colocar no mercado itens compatíveis com DTS:X. Na CES, alguns fabricantes de caixas acústicas sem fio demonstraram o padrão Play-Fi, também da DTS, específico para áudio multiroom. No ano passado, a DTS já havia lançado uma versão do padrão para fones de ouvido.

Compartilhe

Mais notícias